Notícia Completa

Situação dos avicultores victorenses preocupa Administração Municipal

15/05/2020      85

Foto: Paulo Castelar Alflen

Nos últimos dias, avicultores victorenses entraram em contato com o Poder Executivo Municipal relatando as dificuldades enfrentadas desde a interdição do frigorífico de Passo Fundo, devido à pandemia de coronavírus. Os produtores não estão conseguindo escoar a produção e querem evitar que os animais sejam sacrificados. 

Com o objetivo de auxiliar os avicultores, na manhã desta quarta-feira (13), o prefeito de Victor Graeff, que também atua como presidente da Amaja e da Amasbi, Cláudio Alflen manteve contato com a assessoria da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, onde foi lhe repassado que a mesma juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde realizaram uma reunião com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na última segunda-feira (11). Na oportunidade foram discutidas soluções para a questão.

Além disso, foi repassado que a Secretaria Estadual de Agricultura também participou de uma reunião como Ministério Público do Trabalho. A partir dessas reuniões foi criado um Comitê para tratar desta grave situação, procurando encontrar soluções o mais rápido possível.

O prefeito entrará em contato com outras lideranças para tratar da situação dos avicultores, que impacta diretamente na economia municipal. Em 2019, a avicultura representou 4,46% no setor agropecuário do município, gerando faturamento de R$ 5,285 milhões, em uma produção de 796 mil frangos.