Assembleia promove ações pela arte no “Ano Cultural do Parlamento gaúcho”

18/05/2021      1089

Crédito: Divulgação

 Há mais de um ano o setor da cultura vem enfrentando grandes desafios devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Com as casas de shows fechadas, os espetáculos suspensos e as atividades sem perspectiva de retorno, os profissionais da área precisaram adaptar a forma de apresentar a sua arte, assim como o público reaprendeu a consumi-la. Ciente disso, a Assembleia Legislativa elegeu 2021 como o “Ano Cultural do Parlamento Gaúcho” em apoio à categoria com a organização de diferentes ações de incentivo à cultura. Entre as iniciativas estão o Sarau do Solar, a 15ª edição do Prêmio de Poesia Lila Ripoll e a 16ª edição do Prêmio Teixeirinha. A realização é do Departamento de Cultura da Casa.
 
“Em 2020 tivemos uma experiência bastante emblemática. Tínhamos todos os indicativos para suspender as atividades culturais da Assembleia, já que eram basicamente voltadas ao público presencial. Fizemos o contrário, fortalecemos cada uma das ações”, recorda o presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza. Eventos como saraus passaram a ser transmitidos pela TV Assembleia e demais canais da internet. Além disso, foram transformados em espetáculos produzidos com cenários e temáticas, utilizando diferentes espaços da Casa como palco. “Expandimos nossas possibilidades”, destaca o parlamentar.
 
Expansão que segue em 2021 com o incremento de valores para premiações tradicionais que integram o calendário cultural do Parlamento gaúcho. O edital do Sarau do Solar deste ano, por exemplo, prevê a valorização dos artistas em termos financeiros com cachês de R$ 3.500,00 para o Sarau do Solar e de R$ 10.000,00 para o Sarau Especial - um acréscimo de 169% e 76%, respectivamente. Confira a programação de 2021:
 
Sarau do Solar - Com as inscrições já finalizadas, o Sarau do Solar divulga no dia 24 de maio a lista de classificados do edital de seleção de artistas para a temporada 2021. A iniciativa contempla a realização de 18 espetáculos dos mais variados gêneros musicais. Reconhecido e premiado, o Projeto Sarau do Solar foi criado em 1993, com o objetivo de promover espetáculos musicais com periodicidade quinzenal e com entrada franca, em temporada que se estende de março a dezembro de cada ano. O Sarau obteve reconhecimento por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, e também o Prêmio Eva Sopher 2020, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Theatro São Pedro.
 
15º Prêmio Lila Ripoll de Poesia – A premiação tem o intuito de fomentar o desenvolvimento cultural e estimular a criação artística, por intermédio da divulgação e valorização da poesia dedicada às causas sociais e às questões de gênero, bem como dar visibilidade a novos talentos literários. As inscrições para a 15ª edição abriram no dia 7 de maio e seguem até 6 de julho. O regulamento está disponível em al.rs.gov.br/premios. O concurso leva o nome da poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical Lila Ripoll. Gaúcha de Quaraí, ela viveu de 1905 a 1967. Colaborou para diversos jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como o “Correio do Povo” e “A Tribuna Gaúcha”, e foi candidata a deputada pelo PCdoB. Um de seus livros dedicados a protestar contra desigualdades, “Novos Poemas” (1951), levou a poeta a receber o “Prêmio Pablo Neruda da Paz”.
 
Prêmio AL de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas – O Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcho de Curtas é uma promoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado, firmada por meio de Termo de Acordo de Mútua Colaboração, com a interveniência da Autarquia Municipal de Cultura e Turismo de Gramado – Gramadotur, realizadora do Festival de Cinema de Gramado. A edição deste ano está com inscrições abertas até o dia 25 de maio pelo formulário eletrônico do site do 49º Festival de Cinema de Gramado ou pelo link direto das inscrições. Os filmes selecionados serão divulgados até o dia 30 de julho de 2021.
 
16º Prêmio Teixeirinha – A premiação homenageia expoentes e divulgadores da cultura regional. Uma comissão da Assembleia Legislativa e entidades parceiras estudam a qualificação do certame, que ocorrerá no segundo semestre deste ano.
 
Cantata dos Casarões – Projeto que une o poder público municipal e estadual. O espetáculo cênico-musical acontece na rua Duque de Caxias, 973. Das janelas de dois casarões do século XIX, a Pinacoteca Ruben Berta e o Solar dos Câmara, situados em um dos logradouros mais antigos de Porto Alegre, a rua Duque de Caxias, acontece a apresentação de corais com repertório de músicas natalinas. A previsão é de que o projeto encerre as atividades culturais Casa em 2021.
 
Sarau Especial em Homenagem ao Aniversário do Theatro São Pedro – O evento inédito ocorrerá no segundo semestre de 2021 para celebrar mais um ano do palco do teatro mais antigo de Porto Alegre e um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul e do Brasil.
 
Califórnias: 50 anos de história - De forma inédita, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em parceria com o Theatro São Pedro, promoverá, no segundo semestre deste ano, espetáculo musical com grandes nomes da Califórnia da Canção, marcando a passagem da Semana Farroupilha. A iniciativa homenageia o surgimento do movimento nativista, que se originou há meio século em Uruguaiana.