Benefícios da prática de pilates para o corpo

04/06/2021      781

Crédito: Divulgação Anicéli Drebes

Exercícios que conectam cor­po e mente, esses são as principais ca­racterísticas de uma técni­ca que carrega o sobreno­me de seu criador Joseph Pilates, que surgiu por volta de 1920 e se popu­larizou.

São muitos os bene­fícios das técnicas pra­ticadas. Anicéli Drebes formada em fisioterapia, é instrutora de pilates des­de novembro 2018 afirma que os principais benefí­cios são aumento da fle­xibilidade, redução de es­tresse, definição muscular além das questões respi­ratórias, que por hora ela não tem cobrado muito os alunos, pois com as orien­tações do Organização Mundial da Saúde sobre de máscaras, trabalhar este quesito com eles fica mais difícil, mas mantem o cuidado para seja rea­lizado de forma correta potencializando os efeitos da técnica no corpo.

A prática do pilates pode ser feita por qualquer um independente da idade em questão. Os exercícios podem ser ajustados de acordo com a necessidade de cada aluno “Os meus atendimentos são indivi­dualizado ou no máximo em duplas (formada pelo usuário, normalmente são pessoas da mesma família que optam por realizar no mesmo horário) e todos

passam pela avaliação fisioterapêutica, para que de maneira única eles sejam tratados” afirma a instrutora. Anicéli ressalta que os princípios básicos devem ser respeitados durante os exercícios “contrologia que é controle da mente sobre todos os músculos e membros do corpo, respiração, concentração, centralização power house, que é ativação dos músculos que o formam sustentam a co-luna, os órgãos internos e da postura, fluidez na execução dos exercícios de forma equilibrada, controlada e continua, com muita leveza, evitando impactos e movimentos pesados e precisão busca pela perfeição do movimento conectando corpo e mente”. Essa conexão de corpo e mente associada ao alivio do estresse tornou-se indispensável nos tempos que estamos vivendo hoje. Ainda podemos destacar que ele passou a ser considerado um tratamento médico devido a seus bons resultados como, por exemplo, em pacientes com lombalgia. Basta manter os cuidados necessários para a realização, e em breve, o estúdio de Drebes contará com serviços de musculação, que aliado ao pilates trará ainda mais benefícios.