Projeto Brigada Mirim

17/09/2021      90

Arquivo pessoal Sargento Barbosa

“Esforçar-se para formação do caráter” um dos princípios do dojo kun praticado no karate shotokan, resume algo que deve ser uma atitude diária. Mas para formação desse caráter em especial nas crianças alguns fatores são importantes como exemplo, valores e conhecimento.

O projeto Brigada mirim na cidade de Mormaço é uma referência disto. Com coordenação do Centro de Referência a Assistência Social-CRAS e a Secretária de Assistência Social. E tem como instrutor o renomado Sargento Sidney Barbosa.

A Brigada Mirim de Mormaço possui atualmente 110 integrantes, segundo a Secretária de Assistência Social Mônica Vogl que afirma “Este é o maior Projeto Social da história do município, e com apenas 05 ensaios nossas crianças e adolescentes deram um show no Desfile cívico que aconteceu no dia 11/08”.

Patriotismo não é único tema trabalhado com eles ao longo do tempo de duração das turmas do projeto, leis de trânsito, valores familiares, primeiros socorros, defesa pessoal “Trabalho expecifio, mais direcionado a data, com cantos  de hinos, marcha , ordem unida, uma maior preparaçao fisica” conta o Sargento Barbosa.

O projeto visa atender alunos das escolas da rede municipal, sendo esse o pré-requisito básico para entrar. Mas as orientações não param por ai, assim como no dojo kun aonde se deve “ser fiel ao verdadeiro caminho da razão, respeitar acima de tudo” a Brigada Mirim também possui regras de condutas que devem ser observadas e sempre seguidas como: comportar-se baseado na honestidade e na verdade, respeito aos instrutores, colegas e a hierarquia, honrar e zelar a farda, além de cuidar da aparência.

O impacto de ações como essa vai muito além de ensinar a essas criança leis, normas e regimentos. A um cunho social extremamente importante na formação do caráter destes indivíduos, que através das lições aprendidas geram mudança a curto e longo prazo. Começando na família e na sociedade aonde são inseridos, seguindo até sua vida adulta. A complexidade de um projeto busca moldar esses cidadãos do amanhã. Desafio aceito a muito tempo Sargento que com orgulho ressalta “Sendo a minha pessoa indicada para ser o Intrutor, aonde permaneço ate o momento e pretendo continuar ate quando Deus quiser, porque ainda acredito nos jovens, para uma sociedade mas justa e humanizada, bem como o amor a nossa Pátria ...”

Confira abaixo a participação dos integrantes no desfile.