Pedalando e prevenindo: evento ciclístico aliado ao outubro rosa e novembro azul

30/10/2021      52

Jornal O Mensageiro

Outubro rosa e novembro azul, dois meses ligado a prevenção, discussão e reflexão de temas importantes na sociedade liados a saúde de homens e mulheres. Aliar esses debates a prática de exercícios físicos é uma tática muito interessante. E foi adotada no município de Santo Antônio do Planalto, como conta o Diretor Cultural Jussie Albuquerque Berwig “Nós tivemos a ideia de fazer esse passeio em conjunto com a secretaria de saúde sobre o outubro rosa e novembro azul para incentivar as pessoas a cuidar mais da saúde fazer os exame e procurar ajuda se necessário e no começo foi uma ideia a gente não esperava tantas inscrições e acabamos ai com mais de 140 ciclistas de toda região”. Além da secretaria de saúde o projeto também contou com apoio do Sicredi.

O evento foi realizado com dois trajetos um dedicado as crianças, mais curto com cerca de 4 Km, e o outro voltado aos adultos com 18 km passando pelas localidades de São Lourenço, Rodeio Bonito, retornando para o ponto de partida na frente da prefeitura.

Além de uma oportunidade de levantar questões relevantes sobre a saúde de homens e mulheres, esta também é uma chance de se reunir e voltar à normalidade, se reencontrar como contam orgulhosas as integrantes do grupo Gurias do Pedal “a gente se conheceu no CTG lá fizemos amizade e começamos o grupo e dai fomos agregando mais pessoas, devido a pandemia a gente não se encontrou mais no CTG ai a gente resolveu pedalar”.

O calor que fazia na tarde de sábado assustou um pouco os ciclistas, mas nada que tirasse o foco deles, que com muita garra enfrentaram o trajeto. Na volta, os atletas receberam lanche e água para repor as energias.

                 O interesse pelo ciclismo tem aumentado nesses últimos anos. Essa não é uma observação apenas do diretor cultural “o crescimento do ciclismo nos últimos anos é fenomenal, todo mundo andando de bicicleta então a gente procura sempre fazer uma modalidade para chamar as pessoas às vezes não gosta do futebol vai ao ciclismo ou não gosta do ciclismo vai à escolinha de voleibol” conta Jussie, mas também é uma constatação do setor de pesquisa e levantamento do Google no ano de 2020 as buscas pela modalidade cresceram exponencialmente (144%).

                Uma das razões apresentadas para isso foi à necessidade de distanciamento social, então pedalar surge como uma alternativa de esporte individual. Em Santo Antônio do Planalto, segundo o que informa o diretor a “ideia nossa é continuar então por semestre ou de dois em dois meses nos fazermos um passeio ciclístico no município”.