Retomada das aulas na rede estadual

21/02/2022      226

Crédito: Divulgação

As aulas da rede estadual de ensino iniciaram nesta segunda-feira. Cerca de 750 mil estudantes retornaram as salas de aula, que diferente do ano anterior terá atividades presenciais e sem revezamentos.

As medidas sanitárias continuam vigentes, como uso de mascara, higienização das mãos com álcool gel, distanciamento social, não compartilhamento de materiais com colegas e etc.

A secretaria estadual de educação o ano letivo de 2022 será dividido em quatro bimestres. Este formato permitirá que o planejamento pedagógico tenha uma organização mais efetiva, com maior capacidade de resposta neste momento de recuperação das aprendizagens.

Também teve inicio o novo ensino médio gaúcho em todas as turmas de 1º ano. A iniciativa abrange cerca de 1.100 escolas e em torno de 100 mil alunos. Pela proposta, a carga horária total é de 1.000 horas.  O novo modelo contempla 800 horas de Formação Geral Básica e mais 200 horas dos componentes obrigatórios que fazem parte dos itinerários formativos. O Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes.