90 anos de muitas histórias

06/06/2022      79

Crédito: Divulgação Luan Frainer

Todos nós temos os mais variados sonhos, desde ter uma profissão que deseja até visitar um local especifico, para alguns esse sonho é formar uma família. Para Anildo Gomes da Rosa e Ercilia Fernandes da Rosa não apenas isso foi possível como formaram uma bastante grande. Os números talvez deem uma dimensão do quão grande à família se tornou, são 13 filhos, 28 netos, 22 bisnetos.

Anildo, que completou 90 anos no dia 03 de junho, recebeu uma festa junto com a sua esposa, que completará 88 anos em 21 de maio. No último sábado, 04, foi realizada uma festa no pavilhão da comunidade São José, interior de Mormaço, para comemorar os aniversários, onde grande parte dos cerca de 92 membros da família compareceram.

Anildo e Ercilia, em 1963 se mudaram para São José, que na época pertencia a Soledade, já tinham 6 filhos todos nascidos em Coxinho, atualmente a cidade de Victor Graeff. Onde tiveram os filhos Pedro, Panis, Neli, Maria, Leonildo, Adeildo e Clarice.

Panis, o oitavo de treze filhos, se emociona ao contar a história dos pais e de como Anildo ajudou a emancipar três municípios, sempre votando a favor da emancipação.  Ajudou também na criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mormaço e Soledade, em 1969.

Ercilia também sempre envolvida com as causas da comunidade, em dado momento aceitou basicamente transformar sua casa numa espécie de unidade básica de saúde para atender os que precisavam de alguma ajuda, até que o mesmo fosse construído. Defendeu ainda, o movimento para as mulheres terem uma aposentadoria.

Sustentar 13 filhos não era fácil, então Anildo utilizava da agricultura para tal, seja plantando ou criando animais, sempre fez o possível para não deixar falta nada para ninguém. Panis ressalta que eles sempre foram muito organizados, tendo já escolhido o local do seu jazigo.

Durante a festa de aniversário entre risos, crianças correndo, conversas e fotos Anildo e Ercilia permaneciam sentados confortavelmente em suas cadeiras apenas observando todas aquelas pessoas que faziam parte de sua família, que começou apenas com eles em 10 de fevereiro de 1955 que foi o dia que se casaram.