Notícia Completa

Cotrijal e Sicredi satisfeitos com o resultado do programa A União Faz a Vida

09/04/2019      863

Crédito: Divulgação

O senso de cooperação vem crescendo nas escolas e comunidades onde é desenvolvido o Programa A União Faz a Vida. A avaliação positiva foi feita em reunião na tarde desta segunda-feira, 8/4, por dirigentes da Sicredi Cooperação RS/SC e da Cotrijal. 

O programa foi implantado na região de atuação das duas cooperativas em 1996 e desde então vem colhendo bons frutos. Em 2018, foram beneficiados 2.614 estudantes, 251 educadores e 19 escolas, de quatro municípios. Os estudantes desenvolveram 120 projetos, crescimento de 45% em relação ao ano anterior. E nas duas cooperativas escolares criadas em 2017, foram envolvidos 90 estudantes.

Uma das melhorias adotadas no ano passado foi a criação da Rede de Mobilização pela Educação, para envolver empresas, entidades e pessoas das comunidades onde acontece o programa. Esse grupo, composto de 40 pessoas, auxiliou na concretização dos projetos.

O presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, José Celeste de Negri, agradeceu a parceria da Cotrijal e destacou que essa ação conjunta tem resultado no incentivo à cooperação e na formação de lideranças. “Acompanhei o desenvolvimento de alguns projetos no ano passado e vi de perto o quanto esse trabalho tem sido importante”, destacou.

Para o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, o aprendizado gerado pelo A União Faz a Vida não se limita ao ambiente escolar. Os alunos acabam levando o conhecimento adquirido para suas famílias. “Isso contribuiu para a transformação de toda uma comunidade. É o melhor programa de educação cooperativista que existe no Brasil, por isso somos parceiros da Sicredi”, afirmou.

A reunião teve a participação também do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica; do vice-presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, Gervásio Jorge Diel; do diretor-executivo, Nélio Heller; e da assessora do cooperativismo da Sicredi Cooperação RS/SC, Ane Müller Dal Canal.